Ildo Lobo

Produção & distribução Harmonia

Ildo Lobo, filho de Antoninho Lobo, também cantor, foi descendente de uma linhagem de músicos e cantores. Nascido em Pedra de Lume, na ilha do Sal, a 25 de Novembro de 1953, Ildo Lobo deixou-nos devido a uma crise cardíaca, a 20 de Outubro de 2004, na sua residência em Cabo Verde.

E assim Cabo Verde perdeu um dos gigantes da música cabo-verdiana: graças a sua voz quente e única, Ildo Lobo foi conhecido como um dos maiores cantores do arquipélago, herdeiro de uma tradição perpetuada por Bana e popularizada pelo mundo por Cesária Évora.

Durante anos foi o vocalista principal do grupo Os Tubarões, considerado por muito tempo a voz do tempo do regime marxista, neste contexto o grupo deslocava-se regularmente ao estrangeiro para representar o país. Os Tubarões foram também embaixadores da música cabo-verdiana, levando os ritmos do funaná, coladeira e morna aos quatro cantos do mundo.

Com a separação do grupo, no início dos anos 90, Ildo Lobo continua o seu trabalho como oficial de Alfândega antes de seguir a sua carreira a solo, ao longo da qual regista três álbuns, tendo o último saído depois da sua morte.


Os videos



Torrão di meu

Porton di nos ilha

Os Tubarões: Bida di gossi

Ildo Lobo & Bana



Discografia



Nos Morna (1996)

distribução Harmonia

Em 1996, Ildo Lobo grava o seu primeiro álbum a solo, «Nos Morna». O disco, exclusivamente composto por mornas, é uma homenagem ao seu pai, falecido alguns anos antes.

O álbum, produzido por Mário Lúcio, o carismático líder do grupo Simentera, e gravado em Paris com os melhores músicos da ilha de Santiago.
Títulos do disco
  1 Conbersa co Deus
  2 Dor di Nh'alma
  3 Oh Rosa Negra
  4 Nha Berço
  5 Cretcheu Maguode
  6 Camponesa Formosa
  7 Sonte é bo Nome
  8 Nos Morna
  9 Caminho di Mar
10 Nha Testamento Nha Testamento

Intelectual (2001)

distribução Harmonia

Em 2001, Ildo publica um novo álbum, sempre leal aos seus «cúmplices» autores e compositores, mas desta vez acompanhado pelos músicos da Cesária Évora.
Títulos do disco
  1 Regresso
  2 Jacinta
  3 Nha Segredo
  4 Cusas di coraçon
  5 Serafim
  6 Notícia
  7 Estudante
  8 Capricho
  9 Intelectual
10 Luci

Incondicional (2004)

Produção & distribução Harmonia

Por causa de problemas de saúde que o impediram de exercer as suas atividades musicais por algum tempo, Ildo voltou ao estúdio no verão de 2004 com os músicos da Cesária Évora.

Ildo optou pelo título «Incondicional», que é igualmente o nome de uma morna do álbum, cuja composição é do jovem Constantino Cardoso, autor/compositor de mais duas músicas do álbum.

O álbum começa com uma maravilhosa morna, a última escrita por Ildo, intitulado Nha Fidjo Matcho, conselho de um pai ao seu filho: «Meu filho escuta o meu conselho, Não abre a boca para cantar, Se cantares ou se tocares, Mulheres bonitas serão a tua perdição».
Títulos do disco
  1 Nha fidjo matcho Nha fidjo matcho
  2 Alto Cutelo
  3 Incondicional
  4 Raboita mundo Raboita mundo
  5 Parodia Familiar
  6 Tema cu bô
  7 Amor financiod'
  8 Alegria
  9 Nôs amizade
10 Tradiçon



<<
1 photos
>>