Ildo Lobo
Produção & distribução Harmonia
Ildo Lobo, filho de Antoninho Lobo, também cantor, foi descendente de uma linhagem de músicos e cantores. Nascido em Pedra de Lume, na ilha do Sal, a 25 de Novembro de 1953, Ildo Lobo deixou-nos devido a uma crise cardíaca, a 20 de Outubro de 2004, na sua residência em Cabo Verde.
E assim Cabo Verde perdeu um dos gigantes da música cabo-verdiana: graças a sua voz quente e única, Ildo Lobo foi conhecido como um dos maiores cantores do arquipélago, herdeiro de uma tradição perpetuada por Bana e popularizada pelo mundo por Cesária Évora.
Durante anos foi o vocalista principal do grupo Os Tubarões, considerado por muito tempo a voz do tempo do regime marxista, neste contexto o grupo deslocava-se regularmente ao estrangeiro para representar o país. Os Tubarões foram também embaixadores da música cabo-verdiana, levando os ritmos do funaná, coladeira e morna aos quatro cantos do mundo.
Com a separação do grupo, no início dos anos 90, Ildo Lobo continua o seu trabalho como oficial de Alfândega antes de seguir a sua carreira a solo, ao longo da qual regista três álbuns, tendo o último saído depois da sua morte.
Os videos
Torrão di meu
Porton di nos ilha
Os Tubarões: Bida di gossi
Ildo Lobo & Bana
Discografia
Nos Morna
(1996)
distribução Harmonia
Em 1996, Ildo Lobo grava o seu primeiro álbum a solo, «Nos Morna». O disco, exclusivamente composto por mornas, é uma homenagem ao seu pai, falecido alguns anos antes.
O álbum, produzido por Mário Lúcio, o carismático líder do grupo Simentera, e gravado em Paris com os melhores músicos da ilha de Santiago.
Títulos do disco
1 Conbersa co Deus
2 Dor di Nh'alma
3 Oh Rosa Negra
4 Nha Berço
5 Cretcheu Maguode
6 Camponesa Formosa
7 Sonte é bo Nome
8 Nos Morna
9 Caminho di Mar
10 Nha Testamento Nha Testamento
Intelectual
(2001)
distribução Harmonia
Em 2001, Ildo publica um novo álbum, sempre leal aos seus «cúmplices» autores e compositores, mas desta vez acompanhado pelos músicos da Cesária Évora.
Títulos do disco
1 Regresso
2 Jacinta
3 Nha Segredo
4 Cusas di coraçon
5 Serafim
6 Notícia
7 Estudante
8 Capricho
9 Intelectual
10 Luci
Incondicional
(2004)
Produção & distribução Harmonia
Por causa de problemas de saúde que o impediram de exercer as suas atividades musicais por algum tempo, Ildo voltou ao estúdio no verão de 2004 com os músicos da Cesária Évora.
Ildo optou pelo título «Incondicional», que é igualmente o nome de uma morna do álbum, cuja composição é do jovem Constantino Cardoso, autor/compositor de mais duas músicas do álbum.
O álbum começa com uma maravilhosa morna, a última escrita por Ildo, intitulado Nha Fidjo Matcho, conselho de um pai ao seu filho: «
Meu filho escuta o meu conselho, Não abre a boca para cantar, Se cantares ou se tocares, Mulheres bonitas serão a tua perdição».
Títulos do disco
1 Nha fidjo matcho Nha fidjo matcho
2 Alto Cutelo
3 Incondicional
4 Raboita mundo Raboita mundo
5 Parodia Familiar
6 Tema cu bô
7 Amor financiod'
8 Alegria
9 Nôs amizade
10 Tradiçon